Projeto Extremos das Américas - Do Oriental ao Austral

"Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir" (Amyr Klink)


De repente, um sonho antigo começa a tomar forma: Um "rolezinho" de moto, de João Pessoa-PB ao Ushuaia-ARG. Uma ideia que seria realizada apenas em 2018, pode ser antecipada em dois anos com a minha aposentadoria e pela formação de um grupo de amigos com esse mesmo sonho. 
Era meado de junho/2015 o amigo Leandro me mandou um e-mail já com um esboço de roteiro dessa viagem elaborado por outro amigo, o Penteado Jr. Na época, fiquei angustiado por não poder participar do projeto por vários motivos, entre eles o trabalho. Confesso que me deu uma inveja "branca", se é que isso existe. 
Mas a vida conspira a nosso favor e, não por acaso, logo depois deste e-mail, cai no meu colo a minha aposentadoria de forma antecipada. Então, com o essencial e definitivo apoio de Jane (minha esposa) e dos meus filhos Bruno e Vítor, pulo de cabeça e me integro ao grupo já em formação.  

A PREPARAÇÃO / PLANEJAMENTO


Nasce, então, o Projeto Extremos das Américas - Do Oriental ao Austral" e a minha viagem começa no início de agosto com a preparação e compra dos equipamentos necessários para enfrentar, da melhor maneira possível, os aproximadamente 18.000 Km de sol, chuva, calor, frio e de muita emoção. A previsão para "pegar" a estrada, de fato, é o início de fevereiro de 2016 com duração de 38 dias. Faltando em torno de 6 meses, tinha que tomar algumas providências:


A Moto: A Honda NX400i Falcon que eu possuía até então não era apropriada para a empreitada, visto que teria de acompanhar uma Kawasaki ninja 1000 (Penteado) e uma Suzuki M800 Boulevard (Leandro). Fui ao mercado, pesquisei, medi os prós e os contras e a relação custo/benefício e me decidi por uma BMW F800GS. 




Os Equipamentos: Para a moto adquiri apenas um par de alforjes e seus afastadores. Um topcase consegui emprestado do amigo Cleber. De indumentárias precisei adquirir apenas um outro conjunto 2ª pele para o calor (já possuía um) e um para o frio, além de luvas impermeáveis e uma capa para chuva de nylon com tamanho suficiente para sobrepor a jaqueta.

O Corpo: A minha condição física era o meu maior problema. Aos 55 anos e quase 100 Kg e uma vida completamente sedentária, sabia que não teria a menor possibilidade de completar a viagem, além dos problemas que causaria aos companheiros de estrada. Fui em busca de ajuda e encontrei o apoio e comprometimento de Artur Caminha - AC DINÂMICA NUTRICIONAL que, através da prescrição de um programa nutricional conjugado com atividade física, fez-me ver que existe uma outra vida completamente diferente da que eu vivia. Em 4 meses de acompanhamento reduzi o percentual de gordura em 13,4%, o equivalente a 14,75 Kg, com um aumento de 3,4% de massa magra. Hoje, com aproximadamente 83 Kg, sinto-me completamente capaz de realizar este e tantos outros sonhos. Já no início de Nov/2015, a título de teste, realizei uma viagem "solo" para conhecer a Chapada Diamantina - BA e, além da estrada, fiz muitas caminhadas e trilhas para cachoeiras, morros e outros cenários e posso afirmar com toda a convicção: Sem a preparação proposta por Artur Caminha eu não teria conseguido e nada disso seria possível.

O Roteiro: O Amigo Penteado já havia preparado algumas opções de rotas e, depois de algumas conversas e reuniões, decidimos pelo caminho que sai do Brasil pela fronteira Foz do Iguaçu-PR/Argentina e retorna pelo Uruguai/Chui-RS (Clique para ver o mapa de ida e o mapa da volta). Entretanto, nosso compromisso é com a alegria e o divertimento e mudanças no roteiro poderão ocorrer, se o grupo assim decidir.


E assim é chegada a hora. Documentação, equipamentos e bagagens prontos, partiremos no dia 04/02/2016. É um sonho tomando forma real. Agora, pretendo postar nosso dia a dia sempre que a disposição e o sinal de internet permitirem. 



4º DIA - Pirapora-MG / Araxá-MG                  
5º DIA - Araxá-MG / Presidente Prudente-SP
6º DIA - Presidente Prudente / Cascavel-PR  
7º DIA - Cascavel-PR
8º DIA - Cascavel-PR /  Posadas-Argentina
9º DIA - Posadas-Missiones / Colón-Entre Rios 
10º DIA - Colón-Entre Rios / Azul-Buenos Aires
11º DIA - Azul-Buenos Aires / Viedma-Rio Negro
12º DIA - Viedma-Rio Negro / Puerto Madryn-Chubut
13º DIA - Puerto Madryn-Chubut
14º DIA - Puerto Madrin-Chubut / Caleta Olívia-Santa Cruz
15º DIA - Caleta Olívia- Santa Cruz / Rio Gallegos-Santa Cruz
16º DIA - Rio Gallegos-Santa Cruz / Rio Grande-Tierra del Fuego
17º DIA - Rio Grande-Tierra del Fuego - Ushuaia-Tierra del Fuego
18º e 19º DIAS - Ushuaia-Tierra del Fuego
20º DIA - Ushuaia-Tierra del Fuego / Cerro Sombrero-Tierra del Fuego-Chile
21º DIA - Cerro Sombrero-Tierra del Fuego-Chile / El Calafate-Santa Cruz-Argentina
22º e 23º DIAS - El Calafate-Santa Cruz
24º DIA - El Calafate-Santa Cruz / Cmte. Luis Piedrabuena-Santa Cruz
25º DIA - Cmte Luis Piedrabuena-Santa Cruz / Comodoro Rivadavia-Chubut
26º DIA - Comodoro Rivadavia-Chubut / Viedma-Rio Negro
27º DIA - Viedma-Rio Negro / Azul-Buenos Aires
28º DIA - Azul-Buenos Aires / Buenos Aires-Capital
29º DIA - Buenos Aires-Capital / Punta Del Este-Uruguai
30º DIA - Punta Del Este-Uruguai
31º DIA - Punta Del Este-Uruguai / Rio Grande-RS
32º DIA - Rio Grande-RS / Florianópolis-SC
33º DIA - Florianópolis-SC / Curitiba-PR
34º DIA - Curitiba-PR / Itanhaém-SP
35º DIA - Itanhaém-SP / Campos do Jordão-SP
36º DIA - Campos do Jordão-SP / Leopoldina-MG
37º DIA - Leopoldina-MG / Itaobim-MG
38º DIA - Itaobim-MG / Feira de Santana-BA
39º DIA - Feira de Santana-BA / Garanhuns-PE
40º DIA - Garanhuns-PE / João Pessoa-PB (FINAL)





11 comentários:

  1. Boa Viagem, Irmão! Estarei te acompanhando pelo por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Acompanharemos todos, passo a passo, sua abentura.
    Vai com tudo, mano, e Jesus te acompanhe.

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, tio! Tou torcendo e orando daqui. Boa viagem e aproveita firme a realização desse sonho. Você merece! Beijo

    ResponderExcluir
  4. Mestre Valério,
    Parabéns pela organização e ações que te levam a esta aventura, seus efeitos já podem ser sentidos no seu corpo e tenho certeza que na sua mente também.
    Este blog será importante para você guardar recordações e servirá como guia para futuros viajantes, além de um canal que também permitirá aos leitores participarem.
    Será inesquecível! Aproveitem e boa viagem!

    Abraço,

    Renato

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos pelas energias positivas enviadas. A medida que a hora de pegar a estrada se aproxima o coração bate mais forte, mas tenho a certeza que viverei grandes emoções.

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo, como dissestes muito bem, nossa amizade ficou mais fortalecida ainda!
    Belíssimos relatos nestes 40 dias de viagem. Perfeito!
    Revivi cada dia, cada momento desta APRAZÍVEL, FASCINANTE e MARAVILHOSA aventura!!! Obrigado por fazer parte de mais este capítulo de minha história de vida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um prazer enorme, meu Amigo, fazer esta aventura ao seu lado. Uma parceria imensurável! Outras virão...

      Excluir
  7. Parabéns tio Valério ! Relatos incríveis e fotos magnifícas!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde.

    Estou disposto a adquirir uma moto para fazer um passeio até o Peru com a patroa.
    Fui até o Ushuaia de CRV, prefeito.
    Minha dúvida: F800 GS X M800 Boulevard. (conforto?)

    Aguardo retorno.

    Abraços

    54 9 9709 8354

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo,
      A F800GS e M800 são dois estilos bem diferentes e de difícil comparação. Mas vou tentar ajudar: Antes de adquirir a F800 experimentei durante uma semana o estilo custon, em viagem a bordo de uma Harley pelas serras catarinenses e, confesso, minha coluna sofreu bastante. E este foi um dos motivos que escolhi uma bigtrail. Achei muito mais confortável e, com uma posição de pilotagem mais ereta, a fadiga física é menor. O parceiro Leandro que pilotou a M800 nesta viagem não reclamou hora nenhuma e dores ou fadiga (exceto no trecho de rípio). Entretanto, este ano (jul-ago/2017) fomos justamente ao Peru e ele escolheu uma bigtrail triunph tiger 800XR (veja www.facebook.com/jornadaaotopodasamericas).

      Excluir