Projeto Extremos das Américas - Do Oriental ao Austral - 21º DIA

24/02/2016 - Cerro Sombrero-Tierra del Fuego-Chile /
El Calafate-Santa Cruz-Argentina

Depois de uma boa noite de sono e refeitos do dia anterior, saímos de Cerro Sombrero por volta das 9:30 hs, com um bom tempo, fazendo uns 8º C e, pasmem, sem ventos. Com 40 Km de estrada chegamos à balsa para a travessia do Estreito de Magalhães e mais uma surpresa: a balsa estava lá, estacionada, parecia que nos esperava pro embarque. E embarcamos sem perda de tempo. Leandro comentou que a sorte havia voltado pro nosso lado. Passamos a fronteira Chile/Argentina e suas aduanas, também sem estresse, e voltamos a terras argentinas. Seguimos e, pouco depois de Rio Gallegos, após abastecimento, saímos da Ruta 3 e pegamos a Ruta 5. Em La Esperanza fizemos nova parada para abastecimento e a essa altura já fazia um "enorme" calor de 15º C (hehehehe). Continuamos, agora pela Ruta 40, boa estrada, sem ventos (acho que o deus Éolo gastou todo estoque no dia de ontem) e desenvolvendo uma boa velocidade. Em torno de 20 Km antes de El Calafate, ao despontarmos no topo de uma subida, tivemos uma das mais belas paisagens de toda a viagem, daquelas que lhe falta o fôlego, que arrepia o espinhaço: um imenso vale com o Lago Argentino e, ao fundo, a Cordilheira dos Andes com seus picos gelados. Lindo, lindo!!!! Chegamos a El Calafate, após 464 Km, ainda com tempo de pesquisar alguns passeios para o dia seguinte e com astral suficiente para degustar um bom vinho harmonizado com um cordeiro patagônico.
Total acumulado: 9.987 Km.

Roteiro do dia
Cerro Sombrero, antes da partida
Embarque...                                      ... e desembarque na balsa

Ruta 40. Belíssima paisagem

Mirador El Monito

Lago Argentino e Cordilheira dos Andes ao fundo

Vinho e cordeiro patagônico. Delícia!!!